quarta-feira, 18 de maio de 2011

REDES SOCIAIS E A ENGENHARIA- BENEFICIOS PARA O ENGENHEIRO

O crescimento de redes sociais tem ocorrido em grande proporção, visto que, cada dia mais um número maior de pessoas se inscreve e cria contas de usuário nessas redes colocadas à disposição da sociedade.

Para exemplificar, temos o Orkut, onde o usuário ao criar sua conta, pode postar fotos, vídeos e trocar recados com outros usuários da rede. O Messenger é um programa que permite ao usuário conversar com pessoas em tempo real. O Twitter é uma espécie de blog onde os usuários postam fotos em tempo real utilizando a ferramenta Twitpic, também podem mostrar o que estão fazendo, ao vivo, através da Twicam. O Facebook tem quase a mesma finalidade que o Orkut. É permitido ao usuário postar fotos e trocarem mensagens instantâneas. As redes sociais são bastante amplas, porém, estes supracitados são mais utilizados atualmente.

Entre jovens, adolescentes e até mesmo entre crianças é comum a criação de perfis em redes sociais. Contudo, a maioria não exerce autocontrole no tocante ao que está postando em seu perfil. Muitos postam o dia a dia, sem ter noção da quantidade de informação que estão passando para um local que nada mais é do que um banco de dados de suas vidas de simples e fácil acesso, ou seja, qualquer indivíduo pode ver o que foi postado, sendo “amigo aceito” em seu perfil ou não, como no caso do Twitter. Porém, este “amigo” pode ser alguém interessado em sua intimidade, seguir seus passos, vigiar sua conta bancária e muitas vezes planejar um sequestro, como a mídia já veiculou muitos casos. Contudo, vale salientar que, certas vezes essas redes são utilizadas com fins benéficos, como por exemplo, encontrar parentes distantes ou até mesmo pais e filhos biológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário